Projeto
Trabalho realizado na Escola Municipal do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série do município de São Miguel do Anta - Capivara, Zona-Rural.
A pesquisa foi realizada com a turma de 5ª ano, onde a apresentação foi de forma de navegabilidade na internet e a utilização de hipermídia.
A utilização dos recursos tecnológicos favoreceu na qual a postagem do mesmo em criar um Blog.
“Pesquisa participativa”
_ Como os alunos se envolvem?
Os alunos ficaram eufóricos e muitos curiosos ao proceder as atividades.
_ Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
Depois das explicações dos professores compreenderam e entenderam o que esta sendo proposto.
A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
A apresentação foi bem sucedida, pois os professores dividiram os alunos em duas partes (A e B) em dias diferentes com essa divisão o trabalho ficou mais elaborado com um resultado positivo.
_ O que conseguem fazer e perceber?
No primeiro estante os alunos viram a importância de estar atentos a cada detalhe nos conhecimentos que estava sendo adquirido naquele momento.
_ Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
As duvidas surgiram a todo o momento, pois para os alunos tudo era novidade as dificuldades foram no manuseio dos equipamentos, pois os mesmos não têm freqüência do uso.
_ Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
Todas as atividades foram repletas de novidade, o que chamou a atenção era a vontade de manusear a filmadora, pois todos queriam filmar uma competitividade, pois disputava de quem foi a melhor imagem.
Uma vez que eles nunca tiveram contato com este recurso (filmadora).
_ De que forma se relacionam as duplas internamente?
Participativa, onde havia uma preocupação em filmar, e registrar e não ser filmados.
_ Mais disputa o uso da maquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho?
Mais disputa pelo andamento e o resultado do trabalho, uma vez que a maquina ficava em poder de uma única pessoa conforme o combinado.
_ As duplas colaboram umas com as outras?
Sim.
_ De que forma?
Por meio de troca de idéias e conversas constantes com objetivo de captar um resultado melhor do que o outro alem do sentimento de importância da com a câmera na mão.
_ Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?
Perguntam uma com as outras constantemente.
_ Em quais duplas de alunos os objetivos planejados formam atingidos?
Todas as setes duplas os objetivos foram alcançados. As únicas observações foi que os dois grupos : C e G ; os alunos tiveram um atitude de quebrar a seqüência de imagem numa mesma região procurando explorar locais diferentes.
_ Em quais não foram?
Nenhum grupo deixou de atingir os objetivos esperados.
_ Qual a proporção?
100% de aproveitamento; tanto na atividade de campo (de imagens), quanto nas atividades junto ao computador (navegação e a postagem do conteúdo).
_ Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
A ansiedade que todos os grupos (duplas) demonstraram na realização das atividades.
_ Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns poucos alunos?
Um fato interessante que ocorreu no desenvolvimento das atividades de hipertextos (navegação). Todos os alunos procuraram se limitar às buscas e respostas do que foram sugeridas. Não houve curiosidade em pesquisar algo diferente do solicitado.
_ Como foi a condução da atividade pelo professor?
Essa observação foi feita pela professora regente do quinto ano; onde afirmou que a explicação foi passada de forma clara e de fácil compreensão.
_ Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
As atividades com computador foram diretivas. até porque não houve questionamento por parte dos alunos. As atividades de campo foram permitidas no ritmo e na condução das ações de acordo do interesse da dupla.
_ Os equipamentos funcionaram a contento?
Os equipamentos funcionaram de acordo com a expectativa dos professores (perfeitamente).
_ Os programas, funcionaram a contento?
Nenhuma ocorrência.
.
“QUESTIONÁRIO DOS PROFESSORES”
A proposta envolveu e animou os alunos?
Sim, o envolvimento foi total e a receptividade da atividade foi positiva.
Todos ou só alguns? Ou a nenhum?
TODOS
O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou, o uso do laboratório de informática foi mais importante neste quesito?
Tudo, pois, trabalhamos com recursos de mídia (filmagem) e postamos em BLOG (internet).
Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho acontecer de forma mais adequada do que a forma que ocorreu?
A forma como foi planejada, pelo nosso ver, foi ideal.
Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
A falta de tempo para orientação e treinamento para a atividade, foi algo que nos faltou. Uma vez que, os perfis dos alunos trabalhados não possuíam nenhum conhecimento com Câmera Filmadora e Internet.
Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Muito satisfeito.
Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
Muita ansiedade o que foi visto pelo grupo como um fator negativo.
Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
Com certeza. Com a elaboração de um Programa de Unificação Escolar, onde, o MEC deveria propor um modelo único de aprendizagem, com planejamento e didática focada na atualidade.
Pode envolver mais de uma disciplina?
Sim, todas.
A atividade seria maisinteressante se envolvesse professores de outras disciplinas?
Sim.
O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos, sugere algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
Sim, se os alunos tivessem tido mais tempo e conhecimentos sobre os recursos aplicados, acreditamos que seria mais proveitoso.
A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade a ser preenchida pelos alunos ainda durante sua execução e, que reflita o seu processo ao longo dela?
Sim. Pois, devido a mudança de turno que correrá, onde eles passaram da Rede Municipal (5º ano) para a rede Estadual (6º ano) o tempo é inadequado.
Conclusão
A aplicação do Projeto aos alunos do 5° ano, demonstrou um intenso interesse em aprender novas atividades, uma espécie de quebra de rotina em sala de aula.
A aceitação na execução do Projeto, assim como, a participação foi 100% proveitosa e prazerosa.
Enfim, nós educadores temos que ter a visão do lúdico e a aplicação dos novos meios tecnológicos dentro de sala de aula. Favorecendo a aprendizagem e auxiliando na facilidade de assimilação da informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ter visitado e comentado em meu BLOG.
Volte Sempre!
Abraços
Dinha