quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Contribuições das Tecnologias

As experiências com projetos em sala de aula usando novos recursos tecnológicos estão sendo muito gratificantes e com um retorno bastante satisfatório.
Inúmeras são as possibilidades de contribuições das novas tecnologias para a sala de aula. "Sabendo usar, os conhecimentos velozmente podem ampliar a leitura de mundo e com isso transformar a realidade". Dificilmente a prática pedagógica permanecerá a mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias.
Posso descrever uma das atividades aplicadas à turma do 5º ano do ensino fundamental da zona rural, alunos pertencentes a famílias de baixa renda, tendo a agricultura familiar como meio de subsistência, seus comportamentos em sala de aula são um tanto agitados, e, o grupo possui 14 integrantes (5 meninos e 9 meninas).
O projeto teve como objetivo central a “Navegabilidade na internet e a criação de um videoclipe a ser postado em Blog da escola” ( http://emcapivara.blogspot.com ), também recém-criado na rede mundial de computadores.
Durante o desenvolvimento de toda atividade foi notório as ansiedades, agitação, despersão, e curiosidades gerando competição um com os outros. Os alunos foram divididos em (A e B) não perdemos o foco e o grau de coesão grupal.
Como as crianças não tinham muito conhecimento das tecnologias existentes eles ficavam bem atentos às explicações e as instruções passadas. Quando eles puderam acessar a internet e navegar nos sites foi uma descoberta imaginaria.
Com isso a navegabilidade na internet foi explorada de maneira limitada dentro do contexto que o projeto pedia.
Na segunda parte do projeto foi colocar em pratica o que tinham visto e aprendido o manuseio de uma câmera filmadora com o propósito da criação de um videoclipe, tendo como objetivo estimular o lado perceptivo do aluno sobre as coisas ao seu redor; foram inacreditáveis os resultados. Uma vez que, podemos notar que algumas delas focavam as lentes nas imagens de interesse pessoal, outras na paisagem ao redor da escola, outras ainda o próprio comportamento dos colegas e até a idolatria aos trabalhos feitos pelos alunos de séries superiores à deles.

A execução dessa atividade teve retornos inesperados e muitos gratificantes, pois pude perceber o entusiasmo e a aprendizagem adquiridos por eles. Um dos resultados alcançados foi a criação de um blog da escola, apresentados as matérias que os alunos conseguiram produzir e registrar dentro do ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter visitado e comentado em meu BLOG.
Volte Sempre!

Abraços

Dinha