sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Uso das Tecnologias no Currículo

A utilização de novos recursos tecnológicos, de hipótese alguma, poderá ser vista como uma forma negativa de melhorar a aprendizagem dos alunos, até por que já temos provas o bastante que tudo que é “lúdico” atrae e agrada; com isso, nós docentes temos sim que abraçar esta causa como uma mudança de paradigma nacional e mais ainda, precisamos ter cautela e engajamento na conduta para que possamos cada vez mais atrair novos adeptos para nosso time.

No que diz respeito as atividades curriculares tradicionais, não vejo o porque mudar o que está sendo feito, o que precisamos é adaptar a forma como são feitas estas tarefas, uma vez utilizando os computadores os alunos terão uma nova fonte de pesquisa para esclarecer as dúvidas que muitas vezes, nós professores achamos que elas deixaram de existir com nossos ensinamentos mas na realidade a dúvida de juntou à outras já armazenadas no cérebro do aluno. Enfim, as atividades curriculares ficaram enriquecidas om o apoio que o computador e a internet tem a oferecer.

Quando falamos em mudanças, acredito que haverá muitas, algumas positivas outras negativas mas devemos ter a consciência que o trabalho tem que ser feito, apresentado e a partir dos resultados alcançados é que conseguiremos quebrar as barreiras que ainda resistirem. Quando enxergamos o docente, como pessoa, meu ponto vista a mudança será radical, pois sairemos do marasmo de uma sala de aula, para uma sala de aula virtual, lúdica, atraente e participativa.

Ainda é cedo para darmos respostas concretas sobre resultados em aprendizagem, mas eu vejo resultados impressionantes à frente.

É claro que teremos alguns desafios extras, tais como, prender a atenção dos alunos no foco do tema proposto, uma vez que muitos deles, trarão curiosidades pessoais, cotidianas para dentro da sala e ai sim o docente terá que aplicar algumas regras de limites para não perder o objetivo do trabalho. Regras estas que poderão até se incluir penalidades quanto ao uso dos computadores, restrições à sites, assim por diante.

A criação de potencializações de nossas aulas, exigirá do docente conhecimento constante sobre tudo que acontece na rede. Até por que as mudanças na internet não acontecem de décadas em décadas e sim a todo momento. Por isso, teremos que ficar antenados e levar esses acontecimentos para debater juntos com os alunos e tomas suas opiniões a respeito. Através desta atitude, construiremos uma educação mais “madura”, e preparada qualquer discussão que no futuro este aluno se deparar.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Contribuições das Tecnologias

As experiências com projetos em sala de aula usando novos recursos tecnológicos estão sendo muito gratificantes e com um retorno bastante satisfatório.
Inúmeras são as possibilidades de contribuições das novas tecnologias para a sala de aula. "Sabendo usar, os conhecimentos velozmente podem ampliar a leitura de mundo e com isso transformar a realidade". Dificilmente a prática pedagógica permanecerá a mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias.
Posso descrever uma das atividades aplicadas à turma do 5º ano do ensino fundamental da zona rural, alunos pertencentes a famílias de baixa renda, tendo a agricultura familiar como meio de subsistência, seus comportamentos em sala de aula são um tanto agitados, e, o grupo possui 14 integrantes (5 meninos e 9 meninas).
O projeto teve como objetivo central a “Navegabilidade na internet e a criação de um videoclipe a ser postado em Blog da escola” ( http://emcapivara.blogspot.com ), também recém-criado na rede mundial de computadores.
Durante o desenvolvimento de toda atividade foi notório as ansiedades, agitação, despersão, e curiosidades gerando competição um com os outros. Os alunos foram divididos em (A e B) não perdemos o foco e o grau de coesão grupal.
Como as crianças não tinham muito conhecimento das tecnologias existentes eles ficavam bem atentos às explicações e as instruções passadas. Quando eles puderam acessar a internet e navegar nos sites foi uma descoberta imaginaria.
Com isso a navegabilidade na internet foi explorada de maneira limitada dentro do contexto que o projeto pedia.
Na segunda parte do projeto foi colocar em pratica o que tinham visto e aprendido o manuseio de uma câmera filmadora com o propósito da criação de um videoclipe, tendo como objetivo estimular o lado perceptivo do aluno sobre as coisas ao seu redor; foram inacreditáveis os resultados. Uma vez que, podemos notar que algumas delas focavam as lentes nas imagens de interesse pessoal, outras na paisagem ao redor da escola, outras ainda o próprio comportamento dos colegas e até a idolatria aos trabalhos feitos pelos alunos de séries superiores à deles.

A execução dessa atividade teve retornos inesperados e muitos gratificantes, pois pude perceber o entusiasmo e a aprendizagem adquiridos por eles. Um dos resultados alcançados foi a criação de um blog da escola, apresentados as matérias que os alunos conseguiram produzir e registrar dentro do ambiente escolar.

Metadados

Projeto

Trabalho realizado na Escola Municipal do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série do município de São Miguel do Anta - Capivara, Zona-Rural.
A pesquisa foi realizada com a turma de 5ª ano, onde a apresentação foi de forma de navegabilidade na internet e a utilização de hipermídia.
A utilização dos recursos tecnológicos favoreceu na qual a postagem do mesmo em criar um Blog.


“Pesquisa participativa”



_ Como os alunos se envolvem?

Os alunos ficaram eufóricos e muitos curiosos ao proceder as atividades.

_ Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
Depois das explicações dos professores compreenderam e entenderam o que esta sendo proposto.

A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
A apresentação foi bem sucedida, pois os professores dividiram os alunos em duas partes (A e B) em dias diferentes com essa divisão o trabalho ficou mais elaborado com um resultado positivo.

_ O que conseguem fazer e perceber?
No primeiro estante os alunos viram a importância de estar atentos a cada detalhe nos conhecimentos que estava sendo adquirido naquele momento.

_ Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
As duvidas surgiram a todo o momento, pois para os alunos tudo era novidade as dificuldades foram no manuseio dos equipamentos, pois os mesmos não têm freqüência do uso.

_ Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
Todas as atividades foram repletas de novidade, o que chamou a atenção era a vontade de manusear a filmadora, pois todos queriam filmar uma competitividade, pois disputava de quem foi a melhor imagem.
Uma vez que eles nunca tiveram contato com este recurso (filmadora).

_ De que forma se relacionam as duplas internamente?
Participativa, onde havia uma preocupação em filmar, e registrar e não ser filmados.

_ Mais disputa o uso da maquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho?
Mais disputa pelo andamento e o resultado do trabalho, uma vez que a maquina ficava em poder de uma única pessoa conforme o combinado.

_ As duplas colaboram umas com as outras?
Sim.

_ De que forma?
Por meio de troca de idéias e conversas constantes com objetivo de captar um resultado melhor do que o outro alem do sentimento de importância da com a câmera na mão.

_ Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?
Perguntam uma com as outras constantemente.

_ Em quais duplas de alunos os objetivos planejados formam atingidos?
Todas as setes duplas os objetivos foram alcançados. As únicas observações foi que os dois grupos : C e G ; os alunos tiveram um atitude de quebrar a seqüência de imagem numa mesma região procurando explorar locais diferentes.

_ Em quais não foram?
Nenhum grupo deixou de atingir os objetivos esperados.

_ Qual a proporção?
100% de aproveitamento; tanto na atividade de campo (de imagens), quanto nas atividades junto ao computador (navegação e a postagem do conteúdo).

_ Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
A ansiedade que todos os grupos (duplas) demonstraram na realização das atividades.
_ Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns poucos alunos?
Um fato interessante que ocorreu no desenvolvimento das atividades de hipertextos (navegação). Todos os alunos procuraram se limitar às buscas e respostas do que foram sugeridas. Não houve curiosidade em pesquisar algo diferente do solicitado.

_ Como foi a condução da atividade pelo professor?
Essa observação foi feita pela professora regente do quinto ano; onde afirmou que a explicação foi passada de forma clara e de fácil compreensão.
_ Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
As atividades com computador foram diretivas. até porque não houve questionamento por parte dos alunos. As atividades de campo foram permitidas no ritmo e na condução das ações de acordo do interesse da dupla.

_ Os equipamentos funcionaram a contento?
Os equipamentos funcionaram de acordo com a expectativa dos professores (perfeitamente).
_ Os programas, funcionaram a contento?

Nenhuma ocorrência.

.












“QUESTIONÁRIO DOS PROFESSORES”
A proposta envolveu e animou os alunos?
Sim, o envolvimento foi total e a receptividade da atividade foi positiva.
Todos ou só alguns? Ou a nenhum?
TODOS
O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou, o uso do laboratório de informática foi mais importante neste quesito?
Tudo, pois, trabalhamos com recursos de mídia (filmagem) e postamos em BLOG (internet).
Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho acontecer de forma mais adequada do que a forma que ocorreu?
A forma como foi planejada, pelo nosso ver, foi ideal.
Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
A falta de tempo para orientação e treinamento para a atividade, foi algo que nos faltou. Uma vez que, os perfis dos alunos trabalhados não possuíam nenhum conhecimento com Câmera Filmadora e Internet.
Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Muito satisfeito.
Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
Muita ansiedade o que foi visto pelo grupo como um fator negativo.
Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
Com certeza. Com a elaboração de um Programa de Unificação Escolar, onde, o MEC deveria propor um modelo único de aprendizagem, com planejamento e didática focada na atualidade.

Pode envolver mais de uma disciplina?
Sim, todas.
A atividade seria maisinteressante se envolvesse professores de outras disciplinas?
Sim.

O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos, sugere algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
Sim, se os alunos tivessem tido mais tempo e conhecimentos sobre os recursos aplicados, acreditamos que seria mais proveitoso.

A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade a ser preenchida pelos alunos ainda durante sua execução e, que reflita o seu processo ao longo dela?
Sim. Pois, devido a mudança de turno que correrá, onde eles passaram da Rede Municipal (5º ano) para a rede Estadual (6º ano) o tempo é inadequado.




Conclusão


A aplicação do Projeto aos alunos do 5° ano, demonstrou um intenso interesse em aprender novas atividades, uma espécie de quebra de rotina em sala de aula.

A aceitação na execução do Projeto, assim como, a participação foi 100% proveitosa e prazerosa.

Enfim, nós educadores temos que ter a visão do lúdico e a aplicação dos novos meios tecnológicos dentro de sala de aula. Favorecendo a aprendizagem e auxiliando na facilidade de assimilação da informação.