terça-feira, 19 de outubro de 2010

Projeto: "ABC da Natureza"


Justificativa

- Importância da preservação ambiental a discussão e a reflexão sobre a ação humana diante da natureza.
- Realidade percebida na escola como, torneiras abertas nos banheiros lixo jogado no chão.
- Maltrato de animais.

O que sabemos?
Importância de cuidar do planeta
A importância da reciclagem de lixo
Animais que estão morrendo por causa da destruição das florestas.
Aprender maneiras práticas sobre como cada aluno e demais pessoas possam contribuir realmente para diminuir o desperdício de água, energia elétrica, reduzir o consumismo, etc.

O que queremos aprender?
Como transformar lixo em adubo.
Não poluir.
Cuidar melhor da natureza.
Cuidar melhor do planeta, compreendendo a interdependência existente entre os seres vivos.

Como vamos aprender?
Observação fora do ambiente escolar.
Pesquisa na Internet sobre formas de vida.
Apresentação em Vídeos.
Confecções de textos coletivos.
Aplicação do projeto dentro do currículo escolar aperfeiçoando o Português, Matemática e Ciências
Utilização do Computador como uma ferramenta de aprendizagem e pesquisa.

Referencial teórico

Guia do alfabetizador 1ª ano
http://www.google.com.br/
Parâmetro curricular nacionais
http://ne.org.br

Objetivo geral

Compreender, respeitar e valorizar a natureza como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vivemos.

Objetivos específicos

Valorizar a importância da água e utilizá-la de forma correta.
Reconhecer a importância das árvores e dos animais e a necessidade de cuidar através do lema: Plante, Preserve e Cuide.

Metodologia

Este projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar e vivenciado possibilitando atividades práticas e vivências de pessoas no meio em que convivem esses alunos.
Foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, vídeos, pesquisa via internet e produção textual.

Duração

4 aulas de 4 horas

1º Momento

Iniciamos a aplicação do projeto a ser desenvolvido. Nos reunimos para discutir como seria aplicadas as atividades dividindo tempos e horas para a aplicação de cada atividade. Também foi discutido os recursos a serem utilizados, os materiais que irem gastar e modo de como será aplicado cada atividade.

2º Momento
Iniciamos a coleta os dados fazendo investigações em sala de aula como o nome do projeto. O que eles já sabem. O que eles querem aprender. Dentro de nosso cronograma as atividades serão realizados a partir do dia: 29/09/2010.
3º Momento
A saída dos alunos da sala, para observação direta do ambiente em torno da escola visualizando os diferentes elementos que o compõem nosso planeta. Como continuidade, observação pelos alunos do trajeto de suas casa até a escola, para posterior debate em classe. O debate e a troca de idéias ocorreram em classe sob a orientação da professora, incentivando as comparações diferenciadas observadas. Os registros das suas observações foram através de desenhos e produção de texto coletiva associando a vida na fazenda, incentivando os alunos a perceber a interdependência entre os diferentes seres vivos e demais elementos que compõem o meio ambiente.
4º Momento
A partir das curiosidades dos alunos sobre diferentes animais organizou-se uma pesquisa na internet e vídeos disponibilizados na própria escola, as buscas geram em torno dos nomes conhecidos e nomes científicos, como nascem e se reproduzem, o que comem, as características do corpo, tempo médio de vida, etc. Um dos vídeos assistido pelos alunos foi o filme “Vida de insetos”.

Avaliação

A avaliação ocorreu de forma processual e continua. Quanto ao alcance dos objetivos propostos há que considerar dos alunos o interesse pelas atividades devido a pesquisa ter sido realizada por via internet e a mudança de sua postura frente as questões do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter visitado e comentado em meu BLOG.
Volte Sempre!

Abraços

Dinha