terça-feira, 19 de outubro de 2010

Currículo, Projeto e Tecnologia




Após a execução do trabalho pude perceber que os alunos obtiveram um grande aproveitamento com as atividades envolvidas. Pois, as atividades foram qualitativas tendo elas em vista a observação do ambiente e a visualização de vídeo e com isso, pesquisa se tornou mais atraente e interessante.
Foi levantado várias questões e curiosidades sobre o conteúdo proposto, o que possibilitou um entendimento sobre o objetivo central do projeto. Trabalhar com esse projeto ficou mais coerente e as questões mais elaboradas, onde podemos planejar com antecedência o que vai ser dado e dentro das matérias curriculares como Português, Matemática e Ciências pode-se produzir textos, estatísticas e reflexões.
Isso se tornou visível e atrativo na turma onde o projeto foi realizado, o resultado foi de maneira satisfatória, onde a aplicabilidade de recursos tecnológicos como internet e vídeo, foi um diferencial para se alcançar os resultados.
Projeto: "ABC da Natureza"


Justificativa

- Importância da preservação ambiental a discussão e a reflexão sobre a ação humana diante da natureza.
- Realidade percebida na escola como, torneiras abertas nos banheiros lixo jogado no chão.
- Maltrato de animais.

O que sabemos?
Importância de cuidar do planeta
A importância da reciclagem de lixo
Animais que estão morrendo por causa da destruição das florestas.
Aprender maneiras práticas sobre como cada aluno e demais pessoas possam contribuir realmente para diminuir o desperdício de água, energia elétrica, reduzir o consumismo, etc.

O que queremos aprender?
Como transformar lixo em adubo.
Não poluir.
Cuidar melhor da natureza.
Cuidar melhor do planeta, compreendendo a interdependência existente entre os seres vivos.

Como vamos aprender?
Observação fora do ambiente escolar.
Pesquisa na Internet sobre formas de vida.
Apresentação em Vídeos.
Confecções de textos coletivos.
Aplicação do projeto dentro do currículo escolar aperfeiçoando o Português, Matemática e Ciências
Utilização do Computador como uma ferramenta de aprendizagem e pesquisa.

Referencial teórico

Guia do alfabetizador 1ª ano
http://www.google.com.br/
Parâmetro curricular nacionais
http://ne.org.br

Objetivo geral

Compreender, respeitar e valorizar a natureza como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vivemos.

Objetivos específicos

Valorizar a importância da água e utilizá-la de forma correta.
Reconhecer a importância das árvores e dos animais e a necessidade de cuidar através do lema: Plante, Preserve e Cuide.

Metodologia

Este projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar e vivenciado possibilitando atividades práticas e vivências de pessoas no meio em que convivem esses alunos.
Foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, vídeos, pesquisa via internet e produção textual.

Duração

4 aulas de 4 horas

1º Momento

Iniciamos a aplicação do projeto a ser desenvolvido. Nos reunimos para discutir como seria aplicadas as atividades dividindo tempos e horas para a aplicação de cada atividade. Também foi discutido os recursos a serem utilizados, os materiais que irem gastar e modo de como será aplicado cada atividade.

2º Momento
Iniciamos a coleta os dados fazendo investigações em sala de aula como o nome do projeto. O que eles já sabem. O que eles querem aprender. Dentro de nosso cronograma as atividades serão realizados a partir do dia: 29/09/2010.
3º Momento
A saída dos alunos da sala, para observação direta do ambiente em torno da escola visualizando os diferentes elementos que o compõem nosso planeta. Como continuidade, observação pelos alunos do trajeto de suas casa até a escola, para posterior debate em classe. O debate e a troca de idéias ocorreram em classe sob a orientação da professora, incentivando as comparações diferenciadas observadas. Os registros das suas observações foram através de desenhos e produção de texto coletiva associando a vida na fazenda, incentivando os alunos a perceber a interdependência entre os diferentes seres vivos e demais elementos que compõem o meio ambiente.
4º Momento
A partir das curiosidades dos alunos sobre diferentes animais organizou-se uma pesquisa na internet e vídeos disponibilizados na própria escola, as buscas geram em torno dos nomes conhecidos e nomes científicos, como nascem e se reproduzem, o que comem, as características do corpo, tempo médio de vida, etc. Um dos vídeos assistido pelos alunos foi o filme “Vida de insetos”.

Avaliação

A avaliação ocorreu de forma processual e continua. Quanto ao alcance dos objetivos propostos há que considerar dos alunos o interesse pelas atividades devido a pesquisa ter sido realizada por via internet e a mudança de sua postura frente as questões do meio ambiente.
Uso das Tecnologias no Currículo
A utilização de novos recursos tecnológicos, de hipótese alguma, poderá ser vista como uma forma negativa de melhorar a aprendizagem dos alunos, até por que já temos provas o bastante que tudo que é “lúdico” atrae e agrada; com isso, nós docentes temos sim que abraçar esta causa como uma mudança de paradigma nacional e mais ainda, precisamos ter cautela e engajamento na conduta para que possamos cada vez mais atrair novos adeptos para nosso time.
No que diz respeito as atividades curriculares tradicionais, não vejo o porque mudar o que está sendo feito, o que precisamos é adaptar a forma como são feitas estas tarefas, uma vez utilizando os computadores os alunos terão uma nova fonte de pesquisa para esclarecer as dúvidas que muitas vezes, nós professores achamos que elas deixaram de existir com nossos ensinamentos mas na realidade a dúvida de juntou à outras já armazenadas no cérebro do aluno. Enfim, as atividades curriculares ficaram enriquecidas om o apoio que o computador e a internet tem a oferecer.
Quando falamos em mudanças, acredito que haverá muitas, algumas positivas outras negativas mas devemos ter a consciência que o trabalho tem que ser feito, apresentado e a partir dos resultados alcançados é que conseguiremos quebrar as barreiras que ainda resistirem. Quando enxergamos o docente, como pessoa, meu ponto vista a mudança será radical, pois sairemos do marasmo de uma sala de aula, para uma sala de aula virtual, lúdica, atraente e participativa.
Ainda é cedo para darmos respostas concretas sobre resultados em aprendizagem, mas eu vejo resultados impressionantes à frente.
É claro que teremos alguns desafios extras, tais como, prender a atenção dos alunos no foco do tema proposto, uma vez que muitos deles, trarão curiosidades pessoais, cotidianas para dentro da sala e ai sim o docente terá que aplicar algumas regras de limites para não perder o objetivo do trabalho. Regras estas que poderão até se incluir penalidades quanto ao uso dos computadores, restrições à sites, assim por diante.
A criação de potencializações de nossas aulas, exigirá do docente conhecimento constante sobre tudo que acontece na rede. Até por que as mudanças na internet não acontecem de décadas em décadas e sim a todo momento. Por isso, teremos que ficar antenados e levar esses acontecimentos para debater juntos com os alunos e tomas suas opiniões a respeito. Através desta atitude, construiremos uma educação mais “madura”, e preparada qualquer discussão que no futuro este aluno se deparar.


P