terça-feira, 27 de julho de 2010

Ativ.3.2.: Produtos e Objetos do Portal do professor

UNIDADE 3: PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
ATIVIDADE 3.2: PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR
Turma 01: Ponte Nova

Esta atividade propõe que exploramos o portal do professor no link “Recursos didáticos” sobre vídeos, animações, hipertextos e áudios e, que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Dentro desse portal do professor será encontrado o link “Recursos didáticos” podendo ser escolhido qual categoria desejada e, em cada título acessado aparecerá uma ficha técnica para uma melhor orientação, tais como: estrutura curricular; objetivo; descrição; observação; autores; fontes de recursos e licenças.
Segue-se abaixo alguns objetos analisados dentro desse portal, com título, endereço e comentários:
1) Título:Diversidade e Preconceito

Endereço de origem:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=39030

Comentários: O vídeo “Diversidade e Preconceito relata sobre a cultura afro-brasileira, destacando algumas pronúncias descendentes da cultura africana Tais como: axé, caçula, dormitar (cochilar),etc.
O vídeo apresenta a música do cantor Chico César, Mama áfrica, ressaltando em sua composição uma valorização da mulher africana. Outro ponto importante foi o relato das professoras Valmária e Marizete, ambas premiadas em escolas de Brasília, por apresentarem projetos e atividades sobre preconceito e racismo.
Achamos muito interessante esse vídeo, que pode ser usado nas aulas de História e Português, quando for abordado o conteúdo : Continente africano e textos relacionados ao mesmo.

2) Título: Contos Populares
Endereço de origem:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9360
Comentários: O áudio da biblioteca virtual apresenta categoria literária e relata contos populares arcáicos, histórias e os modos de serem contadas, despertando assim, o imaginário , o fantástico em quem está ouvindo
A história contada no áudio fala sobre “O quadro de pano” com origem arcaica, baseada nos contos populares orientais presente na literatura infantil.
Esse áudio poderá ser usado na educação infantil, mostrando a importância de despertar a imaginação no início do processo de ensino-aprendizagem.

Referências bibliográficas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9360
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=39030


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter visitado e comentado em meu BLOG.
Volte Sempre!

Abraços

Dinha