terça-feira, 22 de junho de 2010

“Trabalho por projeto”

Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental
São Miguel do Anta - MG Capivara-Zona Rural
Código INEP: 3127948-0


Duração aproximada.
10 dias



Meio ambiente
“Em defesa da vida no planeta”


Justificativa
- Importância da preservação ambiental a discussão e a reflexão sobre a ação humana diante da natureza.
- Realidade percebida na escola como, torneiras abertas nos banheiros lixo jogado no chão.
- Maltrato de animais.


O que sabemos?
• Importância de cuidar do planeta
• A importância da reciclagem de lixo
• Animais que estão morrendo por causa da destruição das florestas.
• Aprender maneiras práticas sobre como cada criança e demais pessoa possa contribuir realmente para diminuir o desperdício de água, energia elétrica, reduzir o consumismo, etc.


O que queremos aprender?
• Como fazer adubo com lixo
• A não poluir
• A cuidar melhor da natureza
• A cuidar melhor da natureza, compreendendo a interdependência existente entre os seres vivos.


Como vamos aprender?
• Passeios nas roças
• Exposição dos trabalhos feitos
• Teatro
• Confecção de maquetes
• Palestra sobre o assunto com representante da EMATER – MG.

Referencial teórico

• Guia do alfabetizador 1ª ano
• Pesquisas na google, internet.
• Parâmetro curricular nacionais
• Revistas NOVA ESCOLA


Objetivo geral
Compreender, respeitar e valorizar a natureza como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vivemos.


Objetivos específicos
• Valorizar a importância da água e utilizá-la de forma correta
• Reconhecer a importância das arvores e a necessidade de plantá-las através do lema: plante, preserve e cuide.


Metodologia
Este projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e vivenciado possibilitando atividades praticas e vivencias pessoas no meio em que convivem os alunos.
Serão desenvolvidas diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, murais, maquetes, vídeos, palestra, teatro, exposição de trabalhos e produção textual.


Aulas
1. Levantamento de questões sobre o meio ambiente para fazer uma sondagem inicial acerca da base de conhecimentos da turma: o que eles já sabem o que querem aprender como aprender e para que aprender.
2. Observação direta do ambiente em torno da escola visualizando os diferentes elementos que o compõem.
3. Como continuidade, observação pelos alunos do trajeto de suas casa até a escola, para posterior debate em classe.
4. Debate e troca de idéias em classe sob a orientação da professora, incentivando comparações diferenciadas.
5. Registro das suas observações através de desenhos e produção de texto coletiva.

6. Estudos de um texto intitulado: a vida na fazenda, incentivando os alunos a perceber a interdependência entre os diferentes seres vivos e demais elementos que compõem o meio ambiente.

7. A partir das curiosidades dos alunos sobre diferentes animais organizar-se uma pesquisa ( na internet, em revistas buscando caracterizá-los: a)nomes conhecidos e nomes científicos b) como nascem e se reproduzem d) o que comem e)características do corpo, tempo médio de vida, etc.

8. Vídeo sobre a vida dos insetos coleta de insetos mortos e fixação em isopor, para estudo e comparações (insetario).

9. Trabalhamos um livro de literatura infantil sobre a vida dos macacos, fazendo recortes, colagens pinturas e coleta de galhos já secos ou que já estavam desprendidos das plantas ou das árvores para fazer a maquete representando a moradia dos macacos.

10. Dramatização de musica com o tema meio ambiente, palestra com representante da EMATER – MG e apresentações variadas das demais turmas.

Avaliação

A avaliação ocorreu de forma processual e continua. Quanto ao alcance dos objetivos propostos há que considerar dos alunos o interesse pelas atividades e a mudança de sua postura frente as questões do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter visitado e comentado em meu BLOG.
Volte Sempre!

Abraços

Dinha